terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MAPA DO BRINCAR



Você sabe o que é um "arrastão"? E um "baleado" em João Pessoa? E "bancário"? Com certeza não é "arrastar um móvel grande". Não é um noticiário no estado de João Pessoa. E bancário não é o mesmo que dizer de quem trabalha em um banco...Mas aqui vão as respostas:

Arrastão
O mesmo que desbicar para o lado e puxar rapidamente a linha da pipa.
Baleado
Como é chamada a brincadeira de queimada em cidades como João Pessoa (PB).
Bancário
Nome de quem joga as bolas no buraco na brincadeira sete pecados.
Estas e outras respostas e curiosidades sobre o brincar estarão no link abaixo....No MAPA DO BRINCAR...

Como começou a brincadeira?

O Mapa do Brincar é uma iniciativa da "Folhinha", suplemento infantil do jornal Folha de S.Paulo. O site reúne hoje 750 brincadeiras de todo o país.

A primeira versão do projeto foi lançada em maio de 2009, quando convidou crianças de todo o país a contar quais são suas brincadeiras. Um dos objetivos era descobrir se há semelhanças e diferenças entre o brincar no Brasil. De maio a julho do mesmo ano, a "Folhinha" recebeu 10.204 inscrições de crianças das cinco regiões do país, com participação maior do Sul e do Sudeste.

Em alguns Estados, a equipe da "Folhinha" também coletou brincadeiras diretamente com as crianças, mas sempre preservando os relatos infantis. Todo esse material enviado (ou coletado) foi lido e analisado por uma equipe de especialistas na área do brincar.

O site ganhou nova versão em dezembro de 2011, quando ampliou o repertório de brincadeiras coletadas pela equipe da "Folhinha" nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Cada brincadeira registrada neste site traz a indicação de sua origem, o que não quer dizer que ela seja só daquele lugar. A origem indica a cidade em que mora o participante que mandou a brincadeira.

Devido à extensão do país e ao rico repertório de brincadeiras das crianças, no entanto, há ainda sempre o que registrar. Por isso, se você conhece brincadeiras (ou variações) da sua região que não estejam no Mapa do Brincar, envie o material para mapadobrincar@uol.com.br. Você também pode enviar memórias do brincar em outras décadas e termos para o glossário das brincadeiras.

Link:http://mapadobrincar.folha.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário