terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ESTEBAN LEVIN ''O corpo ajuda o aluno a aprender''

Uma entrevista com Esteban Levin à Revista NovaEscola em , Professor de Educação Física, Psicólogo e Psicomotricista argentino que sugere que os movimentos corporais sejam incluídos nas atividades de todas as disciplinas.


Ele afirma que toda criança deve ter a sua experiência corporal no brincar: "O contato direto com os objetos e a interação com o outro promovem brincadeiras que geram curiosidade, inquietação, necessidade de movimentar-se e, no final, um aprendizado mais efetivo. "

Nota: Durante a entrevista, ele aborda sobre a maior liberdade de movimentos que é dado na Educação Infantil e que quando a criança chega no 1º do Ensino Fundamental (antigo CA) os alunos são exigidos que fiquem 4 horas e meia sentados. Atualmente, as escolas têm exigido que as crianças que estão na Educação Infantil sejam alfabetizadas desde cedo. Assim como tenham aulas de inglês, por ser uma exigência dos pais, como adultos.

Nota 2: Ele também cita que "A obrigação de deixar o corpo estático, sem movimento, pode ser uma das causas da hiperatividade ". Neste caso, as possíveis causas estão em estudo, pois ao longo dos anos, muitas toxinas ambientais têm sido envolvidas em hipóteses para a explicação dos sintomas de TDAH, tais como: fatores nutricionais, envenenamento por chumbo e exposição pré-natal a drogas ou a álcool.



Nenhum comentário:

Postar um comentário