terça-feira, 27 de março de 2012

Brinquedoteca - Um Espaço de Brincar (Revista Nova Escola)

(Foto: Nova Escola)

Neste link você encontra dicas de como montar uma brinquedoteca, com ambientes e cantos sugeridos, como: Fantasia, Consultório, Artes, Casinha, Mercado, Leitura, Construção, Ciências, Informática e Escritório ou o que a imaginação mandar...


Link: http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?infobrinq.swf


O que é a BRINQUEDOTECA?

A Brinquedoteca (em Portugal Ludoteca) é espaço onde há a disposição de jogos e brinquedos, organizados em temas para o livre uso da criança de forma espontânea.

Muitas escolas e hospitais mantém uma brinquedoteca de brinquedos educacionais como forma a potencializar o lúdico no aprender e amenizar as dores e o tempo de espera, no caso, no hospital, por algo que possa ensinar e/ou entreter as crianças.

Tendo neles objetivos lúdicos que proporcionem interação entre as demais crianças e adultos que estejam interagindo gerando um bom aprendizado, prazer e diversão de acordo com as necessidades.

A Brinquedoteca é um espaço do "faz de conta" para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda. A ideia principal, é valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas; estimular o desenvolvimento global das crianças; despertar o interesse por uma nova forma de animação cultural que pode diminuir a distância entre as gerações; oferecer um valor lúdico ao brinquedo, possibilitando à criança a aprendizagem de que precisa possuir com exclusividade e poder usufruir partilhando com os outros; dar oportunidade às crianças de se relacionarem com outras crianças e adultos de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo decorrente das situações estruturadas em escolas ou outro tipo de instituições.

A Brinquedoteca, como a biblioteca, atende a públicos diversificados. Sendo uma instituição voltada para o público infanto-juvenil, observa-se que ela atua em situações ou em diferentes lugares, cumprindo diferentes papéis em escolas, creches, universidades, hospitais, museus, clubes, favelas, presídios, etc. Nos hospitais, por exemplo, as brinquedotecas têm como objetivo tornar a estada hospitalar da criança um pouco mais alegre e menos traumatizante, o que, segundo pesquisas atuais contribuem de forma positiva para a recuperação dos pacientes. A criança encontra no brinquedo uma forma de distração, prazer e divertimento, passando até mesmo a compreender melhor seu tratamento.

Na Brinquedoteca, a criança vivencia diversas atividades lúdicas, na verdade a criança passa a se conhecer melhor, a dominar suas angústias e a representar o mundo exterior, usando para isso o brinquedo. De acordo com alguns estudos, o jogo ou a brincadeira são atividades voluntárias e têm como características fundamentais o fato de ser livre, ter no faz-de-conta um forma de representação de um desejo ou realidade.

(Obs.: Postagem em construção)



Nenhum comentário:

Postar um comentário