sábado, 24 de março de 2012

Brinquedos para meninos. Brinquedos para meninas. Um debate a uma cultura sexista.


VÍDEO: Menininha questionando o sexismo da indústria de brinquedos (legendado)

Por que os brinquedos "de menina" se resumem a princesas e coisas cor-de-rosa, enquanto os "meninos" tem super-heróis e coisas coloridas? Essas são as questões dessa garotinha.
Questões que dão o que pensar e refletir. Nos lembram sobre o pensamento feminista, a crítica ao sexismo e ao impacto da publicidade infantil.
Vídeo original: http://www.youtube.com/watch?v=-CU040Hqbas&feature=player_embedded

Eis o diálogo:
" Não é justo, todas as meninas comprarem princesas e todos os meninos comprarem super-heróis! (Outra pessoa: Por quê?) Porque meninas querem super-heróis e os meninos querem super-heróis.... e as meninas querem coisas rosa e... os meninos... não querem coisas rosa...Os meninos não... ( Outra pessoa: Por que acha que isso acontece? fariam isso?). Porque as companhias que fazem esses (brinquedos) tentam enganar as meninas para que elas comprem as coisas rosa ao invés das coisas que os meninos querem comprar, certo? (Outra pessoa: Sim... mas você pode comprar qualquer um, né? E os meninos também, se eles quiserem, eles podem comprar coisas cor-de-rosa, certo?) Sim!!! E por que então todas as meninas só tem que comprar princesas??? Algumas meninas gostam de super-heróis, outras meninas gostam de princesas...Alguns meninos gostam de super-heróis, outros meninos gostam de princesas... ( Outra pessoa: Sim..)...Então por que todas as meninas tem que comprar coisas cor-de-rosa e...todos os meninos devem comprar as coisas de cores diferentes? (Outra Pessoa: É uma boa pergunta, Riley.) "

Nenhum comentário:

Postar um comentário