terça-feira, 8 de dezembro de 2015

UBUNTU


UBUNTU
Texto adaptado por JACIRA C. DA COSTA

 
         Ubuntu é uma filosofia africana que apresenta diversos significados humanísticos, cuja palavra é um sistema de valores praticados em muitos países da África. Ela se refere comportamento humano, enquanto ser, através da sua interação com outras pessoas, propondo assim uma irmandade universal, possuindo lições de grande valor humanístico.Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade. Para os africanos, ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à de amor ao próximo. Ubuntu também significa generosidade, solidariedade, cooperação, respeito, acolhimento, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os homens. Melhor dizendo, entre muitas outras ações que realizamos em sintonia com a nossa alma (com o nosso ser interno), buscando o nosso bem-estar e o de todos à nossa volta. Dentre os mais diversos significados Ubuntu, dois deles são os mais citados nos mecanismos de pesquisa, são eles: "Humanidade para os outros" ou "Sou o que sou pelo que nós somos". É uma palavra paroxítona, que se pronuncia uBUNtu (de forma figurada seria algo assim: ubúntu). Ubuntu é uma antiga palavra africana (Umuntu ngumuntu nagabantu) e tem origem na língua Zulu (pertencente ao grupo linguístico bantu) e significa que "uma pessoa é uma pessoa através (por meio) de outras pessoas"
 
 

          O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, em uma entrevista definiu o que poderia ser: "O UBUNTU não significa que uma pessoa não se preocupe com o seu progresso pessoal. A questão é: o meu progresso pessoal está a serviço do progresso da minha comunidade? Isso é o mais importante na vida. E se uma pessoa conseguir viver assim terá atingido algo muito importante e admirável?" (Nelson Mandela)

         O grande Desmond Tutu, uma das figuras mais importantes na luta contra o Apartheid ao lado de Nelson Mandela, em seu livro “No Future Without Forgiveness” (Não há futuro sem perdão), diz: "Ubuntu é muito difícil de traduzir para uma língua ocidental... Quer dizer: ‘Minha humanidade está presa, está indissoluvelmente ligada, no que é seu."

         Existe uma história que é atribuída à essa ideologia Ubuntu, que circula na internet, cuja autenticidade é de difícil comprovação, atribuída à filósofa Lia Diskin, mas que, no entanto, contém um grande ensinamento para que nós possamos refletir a respeito:


“Um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Como tinha muito tempo ainda até o embarque, ele então propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí, ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente, todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e os comerem felizes. O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou por que elas tinham ido todas juntas, se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces. Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?" Ele ficou pasmo. Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo... Ou jamais teria proposto uma competição, certo?”

 


De maneira geral, Ubuntu significa: Sou quem sou, pelo que nós somos. Eu só existo porque nós existimos.

 


Ubuntu para eu! Ubuntu para tu! Ubuntu para nós!

 

FONTES:

1) “A Origem da Palavra Ubuntu.” Escrito por Mundo Ubuntu 02/07/2012 15h37 (Última Atualização: 29/06/2015 01h14) Site disponível em: http://www.mundoubuntu.com.br/sobre/curiosidades-do-ubuntu/63-origem-da-palavra-ubuntu

2) Significado de Ubuntu: http://www.significados.com.br/ubuntu/

3) Ubuntu Wiki – Filosofia. Por Raphael Martins em 30/05/2013 Site disponível em: http://wiki.ubuntu-br.org/Filosofia


           
Foto 2: http://www.mundoubuntu.com.br/images/Sobre/curiosidades_do_ubuntu/roda_africana.jpg
 
Foto 3: http://3.bp.blogspot.com/-yNG9BWLWU90/Vf7-aPC95cI/AAAAAAAAoy4/BbE1II0LsdU/s1600/placa.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.